7 dicas pra você vencer a timidez rapidinho!

Só quem sofre de timidez sabe como é ruim aquela sensação de ansiedade ao ser apresentada à novos amigos, suar frio sempre que precisa apresentar um trabalho em frente à classe ou recusar convites para festas por não se sentir confortável conversando com outras pessoas.

Quem não tem problema de timidez mal sabe que esse bloqueio passa longe de ser “meigo” ou “fofo”. Pelo contrário, ele causa um estrago enorme, tanto nas relações sociais (com amigos e parentes), como também na escola, faculdade ou ambiente de trabalho, uma vez que a pessoa tímida se sente fragilizada, insegura, ansiosa e tende a se isolar cada vez mais.

O pior é que problemas de timidez e ansiedade crônica estão cada vez mais comuns. Se você faz parte desse time, não precisa se desesperar. Aqui vai uma boa notícia: pesquisadores dos Estados Unidos descobriram formas eficientes de vencer a timidez de uma vez por todas. Tudo o que você precisa é ter um pouco de paciência consigo mesma e vontade de mudar suas próprias atitudes. Preparada pra tentar? Veja só sete dessas dicas!

1. Camufle suas reações
Pessoas extremamente tímidas sentem o rosto arder só de notar que estão recebendo atenção. O segredo para acalmar a ansiedade e equilibrar essa reação é não confessar a timidez. O estudo garante que o melhor é recorrer a um plano B uma vez que uma situação desconfortável sempre aumenta a atenção e é exatamente isso que você quer evitar. Que tal, então, explicar de maneira bem simples, que você sempre foi de corar facilmente?

2. Evite o rótulo
Nada de começar uma conversa explicando que você é tímida, ansiosa ou sobre de “fobia social”. Afinal, não é um traço da sua personalidade que vai definir a pessoa maravilhosa que você é, né?! O problema é que muitas vezes somos nosso pior inimigo. Então, não deixe que seu senso crítico te coloque pra baixo.

3. Reconheça seus pontos fortes
Eu, que adoro uma lista, curti muito a ideia da pesquisa de listar todas as nossas qualidades – vale até pedir ajuda aos amigos e parentes pra descobrir todos aqueles pontos positivos que a gente nem sabe que tem. Depois, é só manter essa lista por perto e ler em voz alta sempre que bater uma segurança. Bacana, né?!

4. Evite provocações
Já notou como todo mundo tem aquele amigo que adora fazer uma piadinha sarcástica ou comentário maldoso, sem perceber o mal que está causando? É verdade que “amigo é amigo”, mas talvez seja melhor manter uma distância saudável dessa pessoa ao perceber que ela agrava seu problema de timidez. Mas, não precisa ser pra sempre. Se afaste, por exemplo, quando tiver em vista um compromisso em que esse tipo de brincadeira pode mesmo atrapalhar sua autoconfiança. Depois que o evento passar, retome a amizade aos poucos, mas sempre impondo limites.

5. Veja os momentos ruins de maneira isolada
Quem é tímida tem a mania de passar horas avaliando suas próprias atitudes e reações, aí fica fácil distorcer certas experiências e achar que a timidez arruinou um evento inteiro. Mas, calma! Provavelmente tudo não passou de uma crise interna que deve ter passado despercebida pelos outros. Não se cobre tanto.

6. Desligue sua imaginação
A pesquisa americana revelou ainda que pessoas tímidas muitas vezes sentem que são constantemente rejeitadas ou que suas atitudes serão desaprovadas, quando na verdade, é o contrário: as pessoas gostam de você muito mais do que você imaginada. Por isso, corte essa negatividade exagerada. Ela só existe na sua cabeça.

7. Nomeie suas inseguranças
Hora de fazer mais uma lista, agora com tudo aquilo que te deixa nervosa, preocupada ou que traz sua timidez à tona. Mas, é preciso ser super sincera, viu?! Não vale deixar nada de fora. Depois, é só se planejar para eliminar cada uma dela, não importa quanto tempo leve. Tenho certeza que você é capaz.

Que tal colocar alguma dessas dicas hoje mesmo (vale começar pelas listas!)? Agora, se você perceber que suas crises de timidez acontecem com muita frequência e intensidade, e que ela te impede até mesmo de sair de casa, o melhor é procurar ajuda profissional. Um especialista será capaz de identificar a verdadeira causa da sua ansiedade e juntos, vocês vão escolher a melhor forma de trata-la.

Bjs,
Duda Bertin

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