Como identificar e tratar pontas duplas no cabelo

Impossível negar: as pontas duplas acabam com a beleza do nosso cabelo. E o pior é que elas não têm uma época certa para aparecerem. No verão, se mostram depois de uma temporada de agressões externas intensas, como sol, mar, cloro. No inverno, são resultados de muito secador, chapinha, ventos fortes… um horror!!

Como resultado, as cutículas dos fios se abrem e se multiplicam em diversas terminações, formando as famosas pontas duplas. Identificá-las é bem simples. Diferente dos fios ressecados – aqueles de aparência elástica e até porosa – para encontrar pontas duplas no cabelo tudo o que você precisa é olhar os fios bem de pertinho. Aqueles que se dividirem em dois (ou mais!) são os fios danificados e que precisam de reparação imediata.

E quando eu digo “reparação”, não quero dizer radicalizar passar a tesoura. Antes de tomar medidas extremas, descobri alguns cuidados rápidos (mas eficientes!) para pôr fim ao problema. Aprenda já!

Acerte na hora de pentear
Sabia que a forma como você desembaraça os fios pode influenciar no aparecimento das pontas duplas? O melhor é escovar eu cabelo ainda molhado (o que facilita o deslizamento da escova), começando sempre das extremidades e subindo gradativamente até que os nós desapareçam. Ao escovar o cabelo diretamente da raiz só vai aumentar as chances dos seus frios quebrarem e deixarem as cutículas ainda mais sensíveis.

Invista na proteção térmica
Se você não se imagina sem secador, chapinha e babyliss, é preciso ter em mente que protetores térmicos vão se tornar seus eternos aliados. Invista em produtos que criam uma camada invisível capaz de evitar os efeitos nocivos das altas temperaturas e, de quebra, aumentam o brilho e prolongam o efeito do penteado.

Hidrate sempre que puder
Além das ampolas capilares, procure fazer uma hidratação profissional nos fios todo mês. Em casa, aposte nos produtos com óleos na composição, seja argan, monoï, oliva, macadâmia ou ojon. Eles vão ajudar a selar as pontas duplas e restaurar a beleza e saúde do cabelo.

Aposte nos finalizadores
Terminou a chapinha, a escova ou o babyliss? Use finalizadores à base de silicone do meio do comprimento até as pontas dos fios. Eles vão agir como uma maquiagem para o cabelo uma vez que além de hidratar, também disfarçam aquela aparência desgastada, resultado das pontas duplas.

Remova as pontas secas
Se a situação estiver muito crítica e nenhuma das dicas acima funcionar, recorra a tesoura, sim, mas sem radicalizar. Remova apenas as pontinhas, de preferência a cada três meses. O corte bordado, por exemplo, é uma boa opção pra quem precisa eliminar as pontas danificadas, mas sem alterar o comprimento.

Dicas anotadas?

Bjs,
Duda Bertin

COMPARTILHE ISSO:
COMENTÁRIOS
Comentários  (0) Comentário(s)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PERFIL
DUDA BERTIN
Instagram
Instagram
Facebook
Youtube
Email
© Copyright 2017 - Duda Bertin. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido,ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily.